Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Ganzer, Adriana Aparecida |
Orientador(a): |
Possamai, Zita Rosane |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/280961
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Resumo: |
Esta tese teve o objetivo de analisar um espaço de tempo na história do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) sob o viés da educação. Compreende o contexto histórico da concepção de uma Divisão de Cultura e uma Diretoria de Artes, junto à criação do museu no ano de 1954, em Porto Alegre, bem como a relação com as artes, os museus e a educação no Brasil e no Rio Grande do Sul. Abarca os anos 1954 com o fundador e primeiro diretor Ado Malagoli, até 1987 com Evelyn Berg Ioschpe, a primeira mulher a ocupar oficialmente o cargo de direção do museu. Pretendeu identificar os sujeitos participantes, com atenção para aqueles menos valorizados na historiografia do museu de modo a dar visibilidade para o trabalho realizado por mulheres. Investigou os aspectos educativos do museu, ao analisar práticas e concepções presentes no recorte temporal estabelecido. A tese orientou-se teoricamente nas contribuições da História da Educação, da História Cultural amalgamadas com a Museologia. Caracterizou-se como uma operação historiográfica (Michel de Certeau, 1982) e metodologicamente assumiu o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) na identificação de pistas no corpus documental disponível composto por relatórios, catálogos, correspondências, matérias da imprensa escrita, entre outros achados. Demonstrou que a criação do MARGS esteve inserida num sistema mais amplo das artes na década de 1950 e que desde suas primeiras ações esteve voltado para a educação da sociedade gaúcha, aspecto reforçado nas gestões seguintes. Além de propor uma narrativa histórica escrita para o MARGS com ênfase na educação, a tese inclui na historiografia dos museus agentes com pouca visibilidade, a exemplo de Christina Helfensteller Balbão e Evelyn Berg Ioschpe. |