Mahavidyas : Balé para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de Cordas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Cunha, Vagner Bonella
Orientador(a): Chaves, Celso Giannetti Loureiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/17776
Resumo: Este trabalho apresenta o memorial de composição, a partitura e a gravação do balé Mahavidyas para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de cordas. O balé é integrado por sete ciclos de peças livremente inspiradas em imagens das Mahavydias, deusas do hinduísmo. Cada um dos ciclos, agrupado em dois atos, contém três movimentos. O primeiro ato é composto pela abertura e pelos quatro primeiros ciclos; o segundo, por abertura, três ciclos e coda. O Memorial inclui breve descrição das referências estéticas que estimularam as atitudes composicionais, fundamentadas no pensamento de H. J. Koellreutter e Fernando Pessoa. O relato dos processos composicionais revela os critérios expressivos e estruturais para a escolha da instrumentação e a relação desta com materiais compostos e utilizados de forma espontânea e intuitiva.