Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Frajuca, Cheyenne Cordeiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/217259
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Resumo: |
O traje de cena é um elo de reconhecimento entre o público e o personagem dentro de uma apresentação cênica, se bem construído, pode ser usado como uma potente ferramenta de identificação. No caso do balé, que não se utiliza de diálogos em sua expressão narrativa, o uso de certos códigos visuais para transmitir informações se torna essencial, e o figurino supre essa demanda. Neste contexto, a pesquisa pretende identificar aspectos formais de design presentes no figurino das principais protagonistas do balé clássico, desde sua concepção até os dias atuais, usando como recorte os títulos apresentados no Teatro Mariinsky. Ancorado nos fundamentos do design de figurino, o estudo se utiliza de bibliografia especializada e material iconográfico para fins de análise temporal. Como resultado, espera-se contribuir com o conhecimento documental, teórico e referencial do design de figurino para balé clássico. |