Ludicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Felix, Ana Carolina Moliterno Furtado lattes
Orientador(a): Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
art
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24819
Resumo: Fundamentando-se nas questões sobre a mediação cultural, o jogo e a busca da construção de conhecimento sobre arte e patrimônio, como também no percurso e experiência como professora de arte, a presente pesquisa ampliou reflexões sobre a ludicidade na aula de arte, conectada com o patrimônio cultural. o trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogo de percurso na escola e em instituições culturais e desenvolve um jogo tendo a aldeia de carapicuíba como foco. o jogo em suas versões foi transformado também com a participação dos alunos do ensino fundamental ii da escola estadual prof. manoel da conceição santos, no município de carapicuíba. a pesquisa revelou como o jogo, o lúdico e o patrimônio cultural podem mediar conteúdos nas aulas de arte e como os alunos interagiram com o jogo especialmente criado, vivenciando-o como instrumento de conhecimento interdisciplinar.