Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Rocha, Lílian Rúbia da Costa [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/151953
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Resumo: |
Busquei com este trabalho refletir sobre as diversões populares do final do século XIX e início do XX. Com o surgimento da cidade moderna, as atrações públicas compostas por diversas expressões artísticas que, em sua maioria, ocorriam nas vias das cidades foram incorporadas pelas casas de espetáculos. Assim como outros estabelecimentos, o teatro de variedades se consagrou como um desses espaços, reunindo diversos elementos culturais que formaram o circuito de entretenimento da época. A cidade de Santos forneceu à pesquisa um rico panorama artístico, onde observei a difusão da teatralidade popular. Os espetáculos do teatro de variedades tiveram influências de gêneros e linguagens distintas; Entre elas: circo, teatro de revista, zarzuela, etc. Essa relação possibilitou um ambiente propício à interlocução e trocas artísticas, transformando-se em uma referência importante para a formação das cenas teatrais no Brasil. Reuni neste trabalho diversos aspectos do teatro de variedades, no intuito de compreender os inúmeros elementos que compõem o gênero. |