Respeitável público: uma reflexão sobre a relação entre o teatro de grupo paulistano e o público não especializado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Freire, Vitor Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-07102018-232703/
Resumo: Inserida no campo dos Estudos Culturais, esta pesquisa observa o contato entre a produção artística do teatro de grupo da cidade de São Paulo e o espectador não especializado aquele que não é profissional ou estudante teatral. Somando observações, depoimentos, entrevistas e estatísticas, é possível constatar que um verdadeiro público teatral, espontâneo e recorrente, é algo escasso. Apesar de ser amplamente oferecido na capital paulista, o teatro ainda não se configura como uma atividade preferida para o tempo livre dos cidadãos. Porém, o contato com o espectador não especializado não é item supérfluo, mas justamente onde o teatro pode encontrar suas condições de sustentabilidade financeira e artística, uma vez que esta é uma atividade que vive precária situação de financiamento e cujo conceito artístico está atrelado ao diálogo com a sociedade. Há, então, um conflito entre necessidade e ausência do espectador que merece ser analisado. Um conflito que a simples leitura de estatísticas não encerra, que é nublado pela visão nostálgica, plateias de especialistas e espectadores pontuais, e que vai além das explicações baseadas apenas na renda e escolaridade do público. O que esta dissertação propõe é um olhar interdisciplinar e crítico sobre o comportamento dos envolvidos nesta situação. Analisando os espectadores, percebe-se uma ânsia por diversão, grandiosidade, prazer e segurança que tem pouca harmonia com a produção artística do teatro de grupo, ainda que o atual valor dado à experiência possa encontrar afinidade nas propostas dos espetáculos. E analisando os artistas teatrais, percebe-se que a busca pelo espectador não especializado nem sempre se efetiva, seja por mecanismos de financiamento à cultura que relegam o espectador a segundo plano, pela fragilidade das ações de divulgação e formação de plateia ou por uma concepção elitista do próprio ofício. Esta dissertação espera colaborar academicamente com os estudos sobre recepção, entretenimento e democratização cultural. Mas espera ainda mais ressaltar a gravidade do problema de um teatro restrito a especialistas, e assim convidar para que outros ampliem este debate e gerem um movimento de maior aproximação entre arte e sociedade