Entre pinceis e penas: os escritos sobre a pintura no Rio de Janeiro oitocentista (1840-1885)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Paiva, Iris Cristina Fabri
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/191097
Resumo: No Oitocentos carioca, a pintura foi paulatinamente ganhando espaço na sociedade e nos impressos deste tempo. A partir da década de 1840, a imprensa da capital do império começa a publicar um número significativo de escritos sobre belas-artes e a preocupação dos artistas com as técnicas da arte de pintar cresce dentro da Academia Imperial de Belas Artes. Considerando que é no século XIX que os propósitos de civilizar e de forjar uma nacionalidade ganham força, o principal objetivo dessa dissertação é interrogar – a partir da análise das críticas impressas sobre belas-artes, com enfoque na pintura, lançadas no Rio de Janeiro entre os anos de 1840 e 1885, data primeira obra dedicada às belas artes publicada na capital do império – o que era pintura para o período, que lugar essa atividade ocupou na imprensa carioca e como essas publicações buscaram forjar uma nacionalidade brasileira. O caminho da institucionalização da arte de pintar, a criação de modelos para a pintura e seu papel para se pensar um passado brasileiro é, pois, o propósito desse trabalho.