Satierik Musique: da natureza da música humorística em Erik Satie

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pena, Eder Wilker Borges [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/151159
Resumo: O seguinte trabalho tem por objetivo abordar a natureza da música humorística em Erik Satie, sua aplicação, função e caráter estético. Para isto, através de sua obra musical, seus escritos, estudos acadêmicos realizados sobre o compositor, relatos e críticas musicais da época, buscou-se, inicialmente, reconstruir a lógica pessoal e composicional do compositor, ambas inerentes. Em seguida, a fim de tornar possível uma análise adequada do humor em suas obras, procurou-se, através da reflexão existente sobre o tema no âmbito da filosofia, atribuir uma definição clara e prática da natureza do humor, do riso, assim como, determinar a gênese de sua má reputação. A partir disto, com base no conceito de humor e em textos musicológicos sobre a música humorística, desenvolvemos um aparato técnico de reconhecimento e aplicabilidade do humor no âmbito da música. Com este referencial teórico em mãos, fez-se possível a análise da aplicação e função do humor em quinze conjuntos de peças humorísticas do compositor: Gnossiennes; Pièces Froides; Troix Morceaux en forme de Poire; Préludes Flasques (Pour un Chien); Véritables Préludes Flasques (Pour un Chien); Descriptions Automatiques; Croquis et Agaceries d’un Gros Bonhomme en Bois; Embryons Desséchés; Chapitres Tournés en Tous Sens; Vieux Sequins et Vieilles Curaisses; Choses Vues à droite et à gauche; Heures Séculaires et Instantanées; Trois Valses distinguées de précieux dégoûté; Avant-dernières Pensées; e Sonatine Bureaucratique. Em seguida, através de artigos humorísticos publicados por Satie e de críticas publicadas acerca do compositor, foi realizada uma análise comparativa da função de contracrítica ao cânone e à tradição desempenhada pelo humor de Satie. Desta forma, pôde-se desmistificar o caráter superficial e inofensivo e a ideia de excentricidade, amadorismo e insensatez que trespassa sua prática humorística, tanto musical quanto textual. Por fim, através de todo o trabalho desenvolvido, averiguou-se a hipótese inicial, na qual a obra de Satie, em função do eleito aspecto do humor, entre outros, é, de fato, um experimentalismo avant la lettre em seu caráter estético.