Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Souza, Thaís Cristina Caetano de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/242282
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Resumo: |
A telenovela é gestada no Brasil como um fenômeno cultural sui generis, visto que adquire especificidades no processo de “abrasileiramento” do gênero. Em terras brasileiras, a telenovela movimenta o mercado consumidor, com a criação de tendências na moda e nos objetos de consumo, confere identidades, contribui para a manutenção da memória coletiva da população e constrói debates em torno de questões sociais latentes a partir do merchandising social. Acrescentamos ao extenso rol de influência da telenovela no cotidiano brasileiro, a mediação dela para construção simbólica do mundo social, por meio da (re)produção de crenças e emoções. Desse modo, compreendemos a telenovela como um bem do mercado de bens simbólicos, no que os bens produzidos por ele, de caráter imaterial, pressupõem atos de apropriação cognitiva dos consumidores, ao nível de crença. Assim, considerando a popularidade e o consumo cognitivo da telenovela no Brasil e a centralidade do amor nas histórias contadas por ela, buscamos desvelar a crença sobre o amor difundida na telenovela Espelho da Vida, escrita por Elizabeth Jhin, exibida às 18h, em 2018, a fim de fornecermos uma possível interpretação do substrato dóxico do amor presente nas telenovelas da TV Globo. Para tanto, consideramos o amor enquanto uma emoção construída socialmente, no que a sua práxis, deriva da cultura. Trata-se de uma pesquisa que mobiliza insights teóricos da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. Portanto, trata-se de um empreendimento intelectual que visa contribuir na literatura das Ciências Sociais sobre o amor tendo como interface a telenovela brasileira. |