A crítica de telenovela como operação de circulação de sentidos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pinheiro, Mariana Marques de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-26022021-224447/
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade entender como se configura a crítica de telenovela veiculada no ambiente digital. Nosso objetivo principal é apreender a função dessa crítica de telenovela contemporânea difundida em sites e blogs, compreendendo suas características no cenário brasileiro e sua circulação de sentidos. Assim, percebemos a circulação da telenovela em diferentes ambientes como um emaranhado de forças que levam à construção de sentidos e às reconfigurações do campo discursivo. Como formadores de opinião - e devido ao crescimento dos profissionais - , percebemos uma complexa interligação entre o que se fala sobre telenovelas no âmbito popular (casa, trabalho, redes sociais) com o que é discutido nas críticas, isto é, as análises se apresentam como mediadoras do falar empírico. Para os objetivos deste trabalho, a técnica de coleta de dados empíricos consiste em entrevistas com os críticos jornalistas. Os dados primários são compostos pelos artigos das críticas sobre telenovelas. O universo de observação é formado pelas críticas realizadas pelos jornalistas das cinco ficções de maior audiência pertencentes ao prime time da Rede Globo, entre os anos de 2012 e 2018. A faixa horária escolhida se deve à relevância discursiva e a pertencerem ao horário nobre da televisão. Quanto à emissora selecionada, as narrativas da TV Globo são as que mais se destacam em termos de discursividade, além de serem as que conseguem as maiores audiências da televisão no País. A seleção da pesquisa para a abordagem qualitativa compreenderá os críticos Maurício Stycer; Nilson Xavier; Patrícia Kogut e Cristina Padiglione. Esse elenco se destaca pela sua relevância nos escritos sobre o tema, pelo tempo de trabalho na mesma atividade de crítico, além de realizarem suas críticas on-line, o que propicia uma dinâmica maior na circulação de seus conteúdos e a facilidade de reunir e analisar os artigos. A fundamentação teórica se baseia em Martín-Barbero (2015 [1987]), a partir da teoria das mediações; Benjamin (2018) pelos Fragmentos da crítica literária, e por meio de Verón (1987), com a semiose social. Baccega (2000), Bucci (2004), Pignatari (1984) trazem apontamentos iniciais sobre a crítica da televisão brasileira. Como principais resultados, percebemos - pelas leituras e acompanhamento das críticas - , análises de caráter estético, nas quais discussões acerca do roteiro, verossimilhança, temáticas sociais são ressaltadas; e ainda notamos reflexões sobre as características da telenovela brasileira e a função da crítica. Além destas noções, percebemos uma pauta de valores, em que emergem os elementos políticos e uma demanda para questões sociais apresentadas nas ficções, evidenciando uma crítica que incide e dialoga com as questões da sociedade.