Lucíola (1862) e Rubí (2004): perfis de Mulheres em um romance de José de Alencar e em uma telenovela mexicana de Yolanda Vargas Dulché

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Palomares, Thais Maria Holanda Jerke Sevilla
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15801
Resumo: Um romance brasileiro de José de Alencar, do século XIX, e uma telenovela mexicana do início do século XXI: o que teriam em comum, sendo perfis de mulheres apresentados em locais, épocas e suportes diferentes? O tema do feminino está fortemente presente tanto no romance urbano Lucíola (1862) quanto na telenovela mexicana Rubí (2004), que trazem como protagonistas mulheres, com as quais seu público principal muitas vezes se identifica. Assim, a relação entre o romance e a telenovela, que a princípio pode parecer inusitada, vai se desenhando através das temáticas abordadas e do público que as consome. Com a análise das personagens buscaremos cumprir o objetivo maior da tese: descobrir e tecer relações entre telenovela e literatura, ambas manifestações culturais latino-americanas que se vinculam à sociedade e contribuem para a construção do nosso imaginário e de nossa identidade, um assunto extremamente importante para os estudos culturais e literários do continente. Para tanto, é necessário um estudo minucioso do romance e da telenovela. Nos romances de Alencar, temáticas como o casamento, as convenções sociais e a conduta feminina aceita serão tratadas com intensidade. Ainda vemos em várias telenovelas protagonistas com as mesmas características femininas desejáveis: altruístas e sacrificadas pelo bem do homem que amam ou dos seus filhos. Para analisarmos as personagens femininas das duas obras e questões relacionadas a elas, como a beleza, a maternidade, o dinheiro e rivalidades femininas, utilizaremos observações elaboradas por pensadoras feministas como Beauvoir (1949) e Wolf (1990). Enfocaremos a representação da identidade latino-americana nas telenovelas mexicanas, fundadas no melodrama, com origens apontadas na literatura de folhetim. No mundo contemporâneo, elas são um forte produto de exportação, fazendo com que a imagem transmitida tenha grande influência no imaginário sobre a América Latina de pessoas do mundo inteiro. Pensar essas relações e abordar a telenovela mexicana sob um ponto de vista literário, que pode ser considerado incomum, aponta diálogos entre a indústria cultural e a literatura culta, que também exploraremos, já que acreditamos que os consumidores da cultura de massas são sujeitos ativos e que a grande popularidade desses produtos está relacionada à construção do imaginário popular, à identificação entre espectadores e obra e ao resgate do ritual comunitário de presenciar representações