Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Stopa, Rafaela |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/157073
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Resumo: |
Esta tese propõe algumas leituras possíveis para cinco romances juvenis de Jorge Miguel Marinho (1947): A visitação do amor: uma história mágica em dó maior (1987); Sangue no espelho: histórias de Alices, vampiros e olhares (1993); Te dou a lua amanhã...: biofantasia de Mário de Andrade (1993); O cavaleiro da tristíssima figura (1996) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005), com o objetivo de compreender as singularidades do projeto estético do escritor, que tem produção regular desde os anos 1980, permanece em franca atividade e foi bastante premiado no segmento juvenil. Por ser um autor ainda pouco estudado no que concerne ao conjunto de sua obra, há, no primeiro capítulo, uma abordagem panorâmica que busca situá-la histórica e esteticamente, com fundamentação em Antonio Candido, Silviano Santiago, Tânia Pellegrini, Walnice Galvão, Flávio Carneiro e Beatriz Resende. No segundo capítulo, para o levantamento e discussão de sua fortuna crítica, a produção a esse respeito foi levantada a partir da década de 1980, tanto a disponibilizada em gêneros acadêmicos – teses, dissertações e artigos em revistas – quanto em livros. No ensejo das leituras sobre textos que tratam da obra jorgiana há uma breve reflexão sobre o específico juvenil com ênfase na presença da intertextualidade e da metalinguagem e o tipo de relação dos textos de Marinho com o segmento. Para tanto, o pensamento de pesquisadores mais experientes como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, João Ceccantini e Alice Áurea Penteado Martha aparece entrelaçado às reflexões de Gabriela F. C. Luft, Larissa W. F. Cruvinel, Raquel C. de S. e Souza e outros investigadores que mais recentemente se integraram à área. No terceiro capítulo, quando da análise do corpus, todo esse referencial é retomado junto às contribuições de Linda Hutcheon e Umberto Eco sobre a literatura contemporânea, as quais iluminam a leitura da obra jorgiana. Enfim, as tendências verificadas nos romances são levantadas em conjunto, de modo a possibilitar o entendimento de como o destinatário específico – neste caso, o jovem – baliza a dimensão estética da produção juvenil de Marinho, especialmente no uso da metaficção e da intertextualidade paródica, sem prejudicar a qualidade de sua criação artística. Ao contrário, seus livros trazem significativa originalidade ao fugir de estereótipos ainda presentes na literatura juvenil, revelando um diálogo produtivo entre a tradição literária e a sensibilidade criativa do escritor. Ao final, o Apêndice apresenta uma tabela com todas as publicações de Marinho junto à indicação das premiações recebidas e uma entrevista original com o autor concedida para esta tese. Os Anexos trazem a transcrição de entrevistas e participações em mesas e programas que se encontravam disponíveis apenas em áudio ou vídeo. |