Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Patrício, Nathália Primo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22292
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Resumo: |
A presente dissertação se propõe a analisar os diálogos interartes em uma parte da obra poética de João Miguel Fernandes Jorge – um dos mais fortes e produtivos poetas portugueses contemporâneos –, além de evidenciar alguns mecanismos discursivos que sustentam esse diálogo. Para tanto, selecionamos poemas dos livros Turvos Dizeres (1973), uma das obras iniciais da carreira literária do poeta, e Mirleos (2015), uma de suas obras mais recentes, a fim de observar como se articulam as relações entre poesia e arte nessa poética em momentos distintos de publicação. Observou-se como o trabalho com a imagem nos poemas se elabora principalmente a partir da referencialidade a diversos objetos estéticos tais como pinturas, esculturas e fotografias e, por isso, também nos propomos a verificar como o discurso poético se constitui nas referidas obras poéticas a partir dos mecanismos referenciais e narrativos e dos procedimentos citacionais |