A NARRATIVA CURTA DE MIGUEL JORGE: ENTRE O LEGÍVEL E O ESCREVÍVEL
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3934 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é desenvolver estudos teóricos e análise de narrativas curtas, destacando as instâncias produtoras de significação do discurso narrativo, observando o constructo textual de contos da obra Lacraus, de Miguel Jorge, perpassado por linguagens de outras artes, destacando o processo de emolduragem e montagem. A ênfase de nosso estudo incidirá sobre a arquitetura textual em que se institui a interação entre texto e leitor, efeitos de sentido, numa conjunção de ingredientes da contemporaneidade: hibridização de gêneros; ações tensivas entre linearidade/não linearidade no discurso em questão. Para que cumpríssemos os objetivos gerais e específicos deste estudo, selecionamos textos narrativos do escritor goiano Miguel Jorge e, por meio deles, aplicamos os conceitos acima destacados. Da obra de Miguel Jorge são extraídos os procedimentos construtivos adotados pelo autor na constituição das personagens inscritas em situações que, ora as aprisionam, ora as silenciam. Dentre os vários teóricos utilizados neste trabalho, destacamos os que tiveram uma influência efetiva em nosso pensamento crítico: Alfredo Bosi, Aguinaldo J. Gonçalves, Boris A. Uspênski, Eleazar M. Meletínski, Gerard Genette, Robert Humphrey, Roland Barthes, Tzvetan Todorov. |