Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Gimenez, Hercules |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/242350
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Resumo: |
Como um coletivo de Seres-Humanos-Com-Mídias utilizou a Arte na produção de vídeos digitais com conteúdo de Matemática em um Festival? Inicialmente, para compreender essa questão central, buscou-se por trabalhos acadêmicos desenvolvidos no âmbito da Educação Matemática, que poderiam ser caracterizados como Pesquisa Baseada em Arte e, também, por trabalhos publicados sobre (com) vídeos no Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), grupo ao qual esse estudo está vinculado. Essa pesquisa teve como palco o III e o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, cujas fases presenciais aconteceram, respectivamente, em Vitória, ES, no ano de 2019 e em Cuiabá, MT, em 2022. O elenco de atores e atrizes, que são também autores e autoras dos sete vídeos selecionados para análise, foi composto por alunos e alunas, professores e professoras da Educação Básica e do Ensino Superior (não apenas da Licenciatura em Matemática) e comunidade em geral que participaram dos referidos festivais. Os dados produzidos, nessa pesquisa, se materializaram em três textos, a partir de questionários, entrevistas em grupos (rodas de conversa) e os próprios vídeos. A análise desses dados tinha como objetivo identificar elementos artísticos em suas funções pedagógicas e/ou na produção de sentido e conhecimento no processo de comunicação de ideias matemáticas, buscando evidências de estranhamentos, na ótica da teoria do Teatro Didático e do construto Seres-Humanos-Com-Mídias. Nesse estudo, por assumir também o papel de professor e de artista, o pesquisador adotou a A/r/tografia como método de investigação. A Arte, nessa pesquisa, é compreendida como experiência estética. Nessa perspectiva, a produção dos vídeos é entendida como um experimento artístico-pedagógico e os vídeos, como produto artístico desse experimento, desenvolvido de forma colaborativa. Ressaltando que, não apenas o objeto de investigação (o vídeo enquanto produto, processo e uso), mas também as lentes analíticas interpretativas e a própria forma de escrever o relatório, se utilizaram das Artes para produzir os diálogos entre as diferentes vozes dessa pesquisa. Alguns resultados dessa investigação evidenciaram estranhamentos produzidos pela arte-com-tecnologia na comunicação de ideias matemáticas utilizando vídeos, como por exemplo, a aprendizagem pelo erro, a interdisciplinaridade, as diferentes formas avaliação e a presença do humor nos trabalhos analisados. |