Imagem da matemática e multimodalidade em vídeos do "Festival de vídeos digitais e educação matemática”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ianelli, Alexandra Carmo Caceres
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/215935
Resumo: A tecnologia digital está presente na vida privada, no trabalho e nas interações sociais. Além disso, na literatura, encontramos evidências de que o acesso ao conhecimento por meio das tecnologias digitais enriquece a diversidade cultural mundial. Na Educação Matemática, o uso de vídeos digitais vem sendo investigado como recurso midiático que pode contribuir pedagogicamente no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Autores entendem que vivenciamos a quarta fase, no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais em Educação Matemática. Nessa fase, a internet rápida, as tecnologias portáteis e a produção de vídeos são os protagonistas tecnológicos. O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi investigar aspectos da imagem pública da Matemática em vídeos do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A pergunta que norteou este estudo foi: “Que imagens da Matemática são construídas em vídeos do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática?”. Especificamente, esta dissertação consiste em uma investigação relacionada à Imagem Pública da Matemática (IPM), utilizando vídeos produzidos por licenciandos de uma mesma turma, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), os quais foram submetidos ao IV Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. O Festival possui atualmente quatro categorias e os vídeos que foram analisados pertencem à categoria Educação Superior. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, utiliza-se do estudo de caso e os procedimentos adotados para as análises são fundamentados em uma adaptação de um modelo analítico composto pelos seguintes procedimentos (não lineares): observação, descrição, identificação de eventos críticos, transcrição, codificação, elaboração e episódio e composição da narrativa. Quatro vídeos foram selecionados e as análises contemplam os seguintes aspectos: Conteúdos matemáticos abordados nos vídeos e suas contextualizações, a multimodalidade e a imagem pública da Matemática. A multimodalidade presente nos vídeos sugere que os licenciandos recorrem à linguagem verbal oral e verbal escrita e ao simbolismo matemático para explicar as ideias Matemáticas a fim de produzir significados no discurso matemático. Foi possível observar que situações do cotidiano, incluindo a situação de pandemia Covid-19, também estiveram presentes nos vídeos, tanto para exemplificar quanto para contextualizar os conteúdos, auxiliando na interpretação e entendimento. A música, som, cenários, efeitos visuais, gestos, expressões corporais e faciais, linguagem e simbolismo matemático, muitas vezes, foram usados de forma combinada potencializando as explicações de conteúdo. Dessa forma, é possível perceber que os vídeos mostraram um caráter multimodal para a comunicação de ideias Matemáticas. A IPM sugerida nos vídeos remete a sentimentos bons, sendo observados diálogos, respeito e humanização da disciplina e, além disso, reflexões sobre a maneira de não se ensinar e tratar os alunos em sala de aula. Em relação à imagem dos matemáticos é possível observar nos vídeos uma imagem de respeito aos alunos, preocupação em relação ao aprendizado, além de ser observada a disciplina sendo ensinada por mulheres, fugindo dos padrões observados nos estudos. As análises dos vídeos que foram submetidos ao Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática mostraram, em sua maioria, imagens positivas e alternativas acerca da Matemática e dos matemáticos, apoiados na multimodalidade, demonstrando certa plasticidade e um tom leve e criativo aos temas trazidos nos vídeos, podendo levar o espectador a um melhor entendimento do conteúdo.