Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Leonardo Erivelto Soares de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/180281
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Resumo: |
Neste trabalho, apresentamos os resultados concernentes à nossa pesquisa de mestrado. Nossos objetivos eram os seguintes: 1) compreender como se dá a construção da significação no romance brasileiro Opisanie Swiata, de Veronica Stigger (2013), por meio da semiótica greimasiana; 2) determinar qual é o impacto dos agenciamentos singulares dessas linguagens nas relações entre o enunciador e o enunciatário; 3) verificar em que medida esse texto, enquanto sujeito e objeto de práticas semióticas, incorpora demandas ou injunções que lhe são externas, conectando-se intimamente com o momento histórico em que surge e com a cultura em que está imerso. Para tanto, realizamos uma análise dos planos do conteúdo e da expressão do texto-enunciado. A análise do nível fundamental permitiu que apreendêssemos duas categorias semânticas que regem a significação do texto: continuidade vs. descontinuidade e ser vs. parecer. No nível narrativo, observamos que, além da narrativa principal e das micronarrativas dentro dela, existiam narrativas paralelas, que se lhes justapunham. Pelo exame do nível discursivo, revelamos como o sincretismo opera e como ele contribui para exacerbar a sensação de fragmentação já observada no exame dos níveis anteriores. Em seguida, envidamos nossos esforços para mostrar que a combinação de gêneros textuais e discursivos intensificavam o efeito de fragmentação. Falamos, finalmente, dos liames que o texto constrói com seu entorno, com outras obras, sejam literárias, sejam obras de arte plástica, sejam composições musicais. No que concerne ao plano da expressão, demonstramos que as categorias semânticas continuidade vs. descontinuidade e ser vs. parecer são homologadas por categorias cromáticas e topológicas. |