Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Gonçalves, Amanda Andozia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/152862
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da obra Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum, com foco na relação entre mito e memória na obra. O autor é um escritor que possui um estilo de escrita moderna, mas que se aproxima do estilo clássico de outros romancistas, cujo trabalho, para alguns pesquisadores, é expresso mediante o olhar de seus personagens cheios de histórias e subjetividades. Por meio da memória, por exemplo, cada narrativa do autor se transforma, explorando a riqueza e beleza da região amazônica e revelando uma mistura de culturas entre povos estrangeiros, como árabes e judeus, que proporcionam ao leitor a sensibilização e o contato com grandes obras. Além disso, o diálogo entre os mitos e o cotidiano e entre a oralidade e a escritura revela que a busca pelo Eldorado se reconfigura na eterna busca humana pela legitimação de seus desejos e sonhos, sonhos estes voltados à transcendência da realidade comum para alcançar o paraíso perdido. O objetivo desta pesquisa, portanto, é o de analisar o modo como se configura a relação entre mito e memória na obra e como a composição do narrador é essencial na composição do romance. A análise se fundamenta em estudos de Benjamin (1987), Santiago (1989), Paul Ricoeur (2007), Jacques Le Goff (2013), Zygmunt Bauman (2005), Mircea Eliade (2002) e Eleazar Meletinski (1987). |