Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Santos, Jonatan de Souza [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/139449
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Resumo: |
No presente trabalho buscamos compreender como a sátira se constrói no romance Numa e a Ninfa, publicado pela primeira vez no jornal A Noite, no ano de 1915, por Lima Barreto. Na análise da construção do narrador irônico que movimenta a perspectiva satírica no romance, problematiza-se a representação da realidade política brasileira do início do século XX na obra do autor, ressaltando o tratamento dado aos temas da reforma arquitetônica ocorrida no Rio de Janeiro, do preconceito que permaneceu mesmo após a Lei Áurea, da ascensão do capitalismo nos anos iniciais da República, da imprensa que se tornou vítima da influência capitalista, da maneira como o autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma viu a sociedade carioca de seu tempo sem deixar de anunciar seu pensamento sobre a comunhão proposta à humanidade. Nesse sentido, consideramos como a sátira se realizou no Pré-Modernismo, antes de tudo retomando suas definições, lembrando textos publicados em revistas como O Pirralho, Revista Fon! Fon!, especialmente o artigo “Urupês”, de Monteiro Lobato. Ao reconhecer esses aspectos, realizamos a análise do romance, ressaltando os personagens caricaturizados, a ironia do narrador, a desmistificação dos personagens que representam líderes políticos e as perspectivas utópicas do autor que são antevistas na norma satírica, que desconstrói o status quo em favor de uma nova ordem. |