Estratégias da comunicação no cinema pós-11 de setembro: a legitimação da guerra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cabral, Raquel [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89451
Resumo: Pensando nas sofisticadas estratégias da comunicação, que ora seduzem, ora inibem valores e legitimam ideologias, é que analisamos o cinema sob o ponto de vista político. Neste sentido, nos perguntamos: como estudar uma arte, que ao mesmo tempo em que é arte, é também um meio de comunicação? Acreditamos que, conhecer sua manifestação no interior das sociedades é também compreender como arte e política se relacionam, pautando e influenciando muitas vezes, o cotidiano das populações, no nosso caso, através de filmes e trailers de guerra. Assim, é que nossa pesquisa essencialmente qualitativa, interpreta o cinema: como espaço de mediação entre cultura, política, mercado e sociedade, um campo de batalha da comunicação social, que recria a guerra cinematográfica para discutir ou reafirmar valores que promovem e incentivam conflitos; para criticar posicionamentos políticos, para resistir à hegemonia nas suas mais diversas faces e quem sabe assim, vir a apontar os caminhos rumo a uma cultura da paz.