A hegemonia do cinema estadunidense : impactos na distribuição do filme brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ávila, Eliana Souza de
Orientador(a): Lopes, Fernando Dias
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/196119
Resumo: Este trabalho consiste na análise da hegemonia cinematográfica das majors norteamericanas no Brasil. Baseado nos fundamentos de Celso Furtado, busca-se abordar quatro aspectos que, segundo o autor, compõem o processo de formação da hegemonia dos Estados Unidos no Brasil. Os fatores são: relações políticas voltadas ao desenvolvimento economico, a expansão dos conglomerados internacionais, a simples assimilação tecnológica e a propagação de ideais neoliberais propostos pelos intelectuais. A partir da análise desses fatores procurouse compreender a formação da hegemonia do cinema estadunidense no Brasil, com enfâse no cinema produzido pelas majors associadas a Motion Picture Association of America e de que forma a MPAA atua a fim de estabelecer a dominação do cinema de Hollywood na distribuição nacional. Por fim, se identificou que a hegemonia do cinema dos Estados Unidos no Brasil, foi construída através de vários aspectos ao longo da história. Dentre os principais para esta hegemonia destacam-se três: questões políticas - relacionadas as guerras mundiais e as promessas de desenvolvimento econômico -; a habituação a simples assimilação tecnológica – que serviu ao fortalecimento do papel de economia dependente -; a expansão dos grandes conglomerados internacionais. As relações políticas, que são as que determinam aspectos legislativas e econômicos é o ponto foco de atuação da MPAA. A organização, na função de agente da sociedade civil, solidariza a sociedade política aos interesses da estrutura de produção da indústria cinematográfica estadunidense.