Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Nunes, João Lucas |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/217748
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Resumo: |
Este trabalho tem como principal objetivo produzir uma análise crítica e interpretativa do romance Wide Sargasso Sea, publicado em 1966 pela escritora dominiquenha Jean Rhys, sob a perspectiva da representação da loucura e do desejo feminino, bem como do encarceramento e do isolamento psicológico aos quais a protagonista, Antoinette Cosway, é submetida. A obra de Rhys está no centro do debate dos estudos feministas e pós-coloniais de literatura inglesa, com temas relevantes como a violência do colonialismo britânico e o silenciamento da mulher colonizada e miscigenada. Antoinette Cosway é Bertha Mason, a mulher louca do sótão, personagem criada pela escritora inglesa Charlotte Brontë para o seu romance autobiográfico Jane Eyre (1847). Ao centralizar seu romance na personagem de Brontë, Rhys estabelece um diálogo constante e direto entre as duas obras, fazendo reverberar a ousadia e a importância da escrita de autoria feminina como luta pelo direito à escrita e à voz das mulheres. Jean Rhys dá à Bertha Mason uma segunda chance, a oportunidade de contar ao leitor a sua própria história, desmistificar o equívoco de seu casamento, o mistério por trás de suas origens e por trás de como fora parar no sótão de Thornfield Hall, na Inglaterra. Para tal, revisita a sua juventude em Coulibri, desde antes de seu casamento, e disputa o turno narrativo da obra com o seu marido. O suspense é elemento constante durante toda a narrativa, que não revela sequer o nome do esposo da protagonista. Na forma de dissertação de mestrado, a análise está dividida em três capítulos que buscam abarcar toda a complexidade da heroína e da obra mais aclamada de Jean Rhys, bem como as temáticas de gênero, raça e colonialismo. Além disso, a tese também traz a polêmica por trás da crítica de Rhys e de sua suposta escrita autobiográfica. |