Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Lima, Naira Reinaga de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/98982
|
Resumo: |
Considerando as reflexões sobre o cinema latino-americano, propomos a análise dos filmes Rodrigo D. No futuro (Colômbia, 1990), La Vendedora de Rosas (Colômbia, 1998) e Sumas y Restas (Colômbia, 2004), todas do cineasta colombiano Victor Gaviria, discutindo a forma como estes filmes abordam a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia atual. Dialogando com a tradição da cinematografia política latino-americana, as obras do cineasta nos colocam importantes reflexões sobre a realidade da América Latina. Com uma proposta de realismo diferenciada, com o uso de atores não-profissionais que participam da elaboração do roteiro, os filmes representam também uma inovação em relação ao cinema latino-americano atual, pois permitem a intervenção dos sujeitos que pretende representar a partir de seus próprios espaços e discursos. Tentaremos mostrar em nossa análise como a proposta de realismo destes filmes problematiza os resultados do processo de modernização periférica pelo qual passou a Colômbia nos últimos anos e como examina essa realidade na vida dos sujeitos que deste processo herdam, fundamentalmente, os efeitos nefastos. |