Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Ziviani, Rodrigo
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Rodrigues, Marília Giselda
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo
,
Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Franca
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Mestrado em Linguística
|
Departamento: |
Pós-Graduação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501
|
Resumo: |
Em nossa pesquisa para dissertação de mestrado, procuramos analisar a prática discursiva da cantora pop internacional Madonna, segundo os postulados de Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2005). A partir da tese de uma semântica global, segundo a qual todos os planos do discurso estão sujeitos a um mesmo conjunto de restrições de ordem semântica, buscamos compreender as regularidades da prática discursiva da artista. Analisamos passagens representativas da carreira da cantora, considerando materialidades de diferentes semioses, tais como capas de discos, letras de músicas, clipes, shows gravados em vídeo, figurinos etc., com o intuito de estudar o funcionamento da prática discursiva de Madonna nas fases consideradas pela crítica especializada como mais e menos transgressoras. Para a pesquisa, separamos o material por cada década em que a cantora se sedimentou como ícone pop. Dos anos 1980, selecionamos os discos True Blue e Like a Prayer. Da década de 1990, os escolhidos foram Erotica e Ray of Light, além do livro de fotos Sex e da gravação do show Blond Ambition. Dos anos 2000, nos debruçamos sobre o álbum Confessions on a Dancefloor e o DVD da turnê Confessions. E, da atual década, optamos pelos discos MDNA e Rebel Heart, cujos registros ao vivo também integram este trabalho. Por meio da análise do corpus, concluímos que a prática discursiva de Madonna se reveza entre transgressão e conservadorismo, através de dois temas constantes em sua obra: sexo e religião. Esse movimento entre transgredir e voltar atrás é possibilitado pela exploração de várias expressões de sexualidade e pela reincorporação de valores tradicionais, como família e religiosidade. As temáticas sexuais e religiosas, de acordo com a nossa pesquisa, recebem tratamento semântico ambíguo, por intermédio do qual outros temas relevantes são conversados, entre eles feminismo e patriarcado. |