Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pimentel, Lucas Ferreira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://locus.ufv.br//handle/123456789/27980
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Resumo: |
A teoria da Estética da Recepção vem com a proposta de trazer um novo elemento na hermenêutica literária, muito deixado de lado pelas escolas de estudos literários anteriores, que é o leitor. Por isso, a análise guiada por essa vertente se dá calcada em um tripé: obra, autor e leitor. Tal ponderação tende a encarar uma amplitude no que tange ao domínio das interpretações das obras ao longo da história e um diálogo que se instaura entre o trio analítico durante a leitura. O teórico Wolfang Iser, em seu livro O fictício e o Imaginário: Perspectivas de uma Antropologia literária (2013), recorre ao conceito de fingir para tratar a construção narrativa de uma ficção, que se conceitualiza como uma forma de repetir a realidade social no romance, mas de forma transgredida da retirada do contexto. Ao refletir sobre a ficcionalidade Iser pondera a relação desse conceito com a semiologia, quando assim traz a ideia do signo. Dessa forma, ampliamos essa discussão com dois teóricos da semiologia: Ferdinand Saussure (2006) e Roland Barthes (2006). Ao se analisar a obra Ao Farol (2017), de Virginia Woolf, pode-se observar a utilização da memória para construção ficcional do enredo da obra. A utilização desse recurso para a composição é um vislumbre que se faz baseado em seus artigos, ensaios, biografia e diários. A utilização desse material se converge em uma análise dos signos dispostos na obra e comparados com a realidade social e o pensamento da escritora. Palavras-Chave: Teoria da estética da Recepção. Virginia Woolf. Fingir. Família. Ficção |