Processos de formação em dança: contribuições do Body-Mind CenteringTM e do Axis Syllabus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silveira, Juliana Carvalho Franco da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24833
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre processos de formação em dança no contexto da universidade. Especificamente, o objetivo foi investigar recursos pedagógicos para aplicação do estudo de anatomia experiencial e do desenvolvimento do movimento às aulas de dança. Para tanto, questões conceituais postas no âmbito da dança e da educação somática foram articuladas com referências advindas de estudos do corpo no âmbito do Body- Mind CenteringTM (BMC) e da Rede Internacional de Pesquisa Axis Syllabus (ASIRN), na busca por alternativas pedagógicas que possibilitassem a atualização de práticas de ensino da dança. Articulada com a investigação teórica, foi realizada pesquisa de campo na Unicamp, ocasião em que a pesquisadora ministrou aulas que integravam o estudo de anatomia experiencial com práticas da dança, através do enfoque do BMC. As questões e dificuldades identificadas na pesquisa de campo foram levadas para duas residências de pesquisa: a primeira, com Martha Eddy, que integra BMC e Análise de Movimento Laban/Bartenieff à dança em seu programa Body-Mind Dancing, e a segunda com Frey Faust e ASIRN, ocasião na qual a pesquisadora investigou possíveis modos de aplicação do estudo de anatomia e biomecânica às práticas do movimento. A característica central da metodologia, tanto da pesquisa de campo na Unicamp, quanto das residências de pesquisa, foi a observação participante. A investigação foi desenvolvida dentro de uma perspectiva pós-positivista, na qual contextos particulares de ambientes educacionais foram pesquisados, portanto, foi baseada em significados construídos em contextos específicos, a partir da perspectiva da autora. Ao longo deste estudo, a pesquisadora identificou conteúdos e recursos pedagógicos nos contextos investigados que têm sido utilizados para auxiliar estudantes a gerenciar seus próprios processos internos em relação à: reeducação do movimento; refinamento do sentido cinestésico, baseado em conhecimentos anatômicos; mapeamentos do corpo e do movimento; desenvolvimento da atenção e da auto-observação; ampliação de vocabulário para descrição dos movimentos; acesso a diferentes qualidades expressivas e recursos para processos criativos. Desse modo, a pesquisa realizada buscou contribuir para processos de ensino que visam instigar o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, oferecendo meios para que possam, de forma crescente, gerenciar seus próprios processos de aprendizagem na dança.