Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Souza, Suellen da Costa [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11600/71982
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Resumo: |
Esta dissertação apresenta uma reflexão a respeito da Dança e de suas práticas baseadas na educação somática – em especial o Body-Mind Centering® - considerando seu potencial para práticas de educação inclusiva na escola pública. Tomou por referência epistemológica que a Dança é também um campo de construção de conhecimento e que a perspectiva da educação somática permite o desenvolvimento de um olhar reflexivo sobre si e de acolhimento e respeito para o outro. Com base nesse pressuposto, a dissertação apresenta capítulos especificamente voltados para os temas educação inclusiva, Dança e escola. A argumentação abrange a conceituação da unidade corpo-mente e da educação somática. Para contextualizar o objeto estudado, foi realizada análise de produções acadêmicas a respeito do objeto, dos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e documentos estaduais de educação, além de referenciais teóricos importantes. Dentre os principais autores usados como referência estão Maurice Merleau-Ponty, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Lucia Reily, Isabel Marques, Lela Queiroz, Helena Katz, Christine Greiner, Bonnie Cohen e Cinthia Kunifas. |