A memória como violadora do tempo na obra fílmica : São Bernardo, de Leon Hirszman

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Nunes, Ivanildo Araujo
Orientador(a): Queiroz, Carlos Eduardo Japiassú de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10411
Resumo: Cette thèse vise à analyser l'approche de la mémoire, à travers le discours cinématographique. A partir des lectures et des considérations des théoriciens et des essayistes sur le sujet, je génère mes conclusions. Le texte a pour cadre théorique la mémoire et son applicabilité dans le récit du cinéma et de la littérature. Partant des conceptions philosophiques, littéraires et cinématographiques de la mémoire, j'examine le film de Leon Hirszman, São Bernardo (1972), fait du roman du même nom de Graciliano Ramos. Dans l'analyse de la méthodologie j'établis des relations entre le film et le livre, les deux éléments présents qui se rapportent à la mémoire, et des théoriciens je développe mon examen.