O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Aline Cavalcante Ferreira lattes
Orientador(a): Maria Helena Valentim Duca Oyama lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Roraima
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=142
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o riso e os elementos propiciadores do risível nas obras Alô, Doçura! Os protocolos secretos da AMOAL (2008), do escritor amazonense Simão Pessoa, e Era uma vez o amor mas tive que matá-lo (2006b) e Técnicas de masturbación entre Batman y Robin (2010), do escritor colombiano Efraim Medina Reyes, à luz dos pressupostos teóricos, principalmente de Henri Bergson, Vladímir Propp e Mikhail Bakhtin. Para tanto, foi necessário discutir as relações literárias entre a Amazônia e a América Latina e inserir os escritores na narrativa contemporânea. Também foi necessário estudar os movimentos contraculturais Geração Beat e Geração McOndo, assim como a estética do realismo sujo, com o objetivo de verificar suas influências na produção literária dos referidos escritores. A partir da metodologia utilizada, imbricada na Literatura Comparada, busquei um diálogo entre o corpus ficcional e os pressupostos teóricos e percebi que o humor do riso medieval, ou seja, o riso carnavalizado e grotesco, está presente ainda hoje na contemporaneidade. Ao final da análise pude constatar que Simão Pessoa e Medina Reyes estão filiados à tradição literária carnavalesca e à estética do riso.