Diário de Museu: Carolina Maria de Jesus e o Afro Brasil. Memórias dispersas do Patrimônio Negro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lima, Fabiane Aparecida da Silva lattes
Orientador(a): Martins, Mônica de Souza Nunes
Banca de defesa: Martins, Monica de Souza Nunes, Silva, Fernanda Felisberto da, Pereira, Raquel Alvitos, Viana, Uhelinton Fonseca
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14372
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo realizar uma análise qualitativa no que se refere à preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, representado neste trabalho pelos cadernos-diários da autora mineira Carolina Maria de Jesus – sujeito desta pesquisa – em instituições museais, aqui evidenciado pelo Museu Afro Brasil – objeto desta pesquisa – localizado na cidade de São Paulo. A análise se dedicará a compreender como o patrimônio literário de Carolina Maria de Jesus, materializados em seus diários e reconstituídos através desuas memórias individuais e coletivas, ainda que fragmentados, podem se constituir como uma referência cultural do patrimônio negro. A pesquisa se deu através de leituras e interpretações de teorias que conceituam a categoria de memória individual e coletiva, bem como a sua importância na construção de uma identidade nacional. Atenta-se igualmente para as atribuições dos museus nessa construção e sua importância em representar a cultura, as tradições, as artes e religiosidade das populações negras e afro-descendentes pertencentes ao território brasileiro.