Cinema de horror e sociedade: found footage e medos modernos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Barros, Maria José Genuino lattes
Orientador(a): Carvalho, Eliska Altmann de
Banca de defesa: Carvalho, Eliska Altmann de, Sant’Anna, Sabrina Parracho, Barreto, Debora Breder
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11413
Resumo: Análise sociológica sobre a representação dos medos e ansiedades de uma determinada sociedade em um dado período de tempo no cinema de horror através do estudo do seu mais recente subgênero, o found footage, e sua relação com as novas mídias e tecnologias. A partir do estudo do horror enquanto um gênero cinematográfico, busca-se definir o found footage enquanto um subgênero, através do mapeamento de suas obras e levantamento de suas principais características, observando sua relação com as novas mídias e tecnologias. O gênero cinematográfico de horror é compreendido como uma forma de arte capaz de representar as ansiedades do período e local no qual foi produzido. Desta forma, o impacto das novas mídias e tecnologias nas subjetividades contemporâneas alteram sua forma de ser e estar no mundo, o que muda o objeto dos seus medos e ansiedades. O found footage representa, portanto, os novos medos gerados pelas novas formas de inserção das subjetividades na sociedade contemporânea.