Filmes found footage: fragmento e heterogêneos no laboratório da vanguarda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Vieira Junior, Luiz Garcia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13154
Resumo: A pesquisa concentra-­‐se nos filmes found footage como uma das práticas de reemprego de imagens dentre outras recorrentes na contemporaneidade. Esta cinematografia, instalada como um campo específico do cinema avant-­‐garde ou experimental, acessando o acervo audiovisual constituído principalmente a partir da experiência do cinema, estabelece, ao operar por desvio e através de variadas formas de elaboração de novos filmes, reflexões acerca da materialidade do suporte e da natureza de suas imagens. Este caráter híbrido que funde o suporte e o dado que carrega, tratados de maneira dissociada de seu uso prévio, é a especificidade dos filmes found footage. Essas novas formulações, agenciadas primordialmente pela operação da montagem, tornam-­‐se objetos de discussão do binômio estética e política no sentido que, através dos gestos de suas realizações, expõem aspectos sobre a natureza ontológica da imagem cinematográfica, suas técnicas e modos de produção, pensados como uma rede de interações e confrontações.. Como corpus da pesquisa selecionamos um bloco de filmes da filmografia do realizador austríaco Peter Tscherkassky, por ele denominados Films from a Dark Room: a trilogia cinemascope, com L’ Arrivée (1998), Outer Space (1999), Dream Work (2001); e seu penúltimo filme, Instructions for a Light and Sound Machine (2005).