Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Nicolau, Marcio Almeida
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Orientador(a): |
Oliveira, Maria da Glória de
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Banca de defesa: |
Oliveira, Maria da Glória de,
Schimidt, Benito Bisso,
Jesus, Jaqueline Gomes de,
Souza, Letícia Pumar Alves de,
Brandão, Renata Rodrigues |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10093
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Resumo: |
Esta pesquisa tem por objetivo historicizar a emergência de subjetividades travestis em São Paulo entre os anos setenta e oitenta, através de uma montagem das histórias cruzadas de Claudia Wonder, Andréa de Mayo, Brenda Lee e Thelma Lipp. O foco da tese está nas práticas de assujeitamento e de subjetivação, tomando por fio condutor os textos autobiográficos de Wonder, os registros fílmicos de suas performances e modos de elaboração de si. Ressalto estratégias de desassujeitamento, a construção de si pelo outro e por si, estéticas estilizadas, provisoriamente estáveis. Privilegio práticas que desencadeiam éticas e políticas outras, artes de si, formas renovadas de estar na vida, de ser o que não se era antes, deixar de ser. Argumento que essas práticas, atualizando as maneiras dizíveis de existência e de relações, mostram a ambivalência do poder que permite os processos de subjetivação. Destaco performances de gênero que indicam a subjetivação como um fazer que abre novas situações e reviravoltas dentro de um campo de probabilidades, de modos possíveis de se ver e de aparecer. |