A trompa e a música brasileira popular na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cunha, André Rodrigues de Lima da
Orientador(a): Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27031
Resumo: Os estudos acerca da prática e ensino instrumental têm sido bastante discutidos nos últimos anos. Considerando essa realidade, observa-se a aplicação de novas abordagens de ensino adentrando cada vez mais o âmbito acadêmico. É possível observar que a música popular, em seu sentido amplo, exerce um importante papel nesse processo, assim como evidenciado na prática/ensino da trompa. Considerando essa realidade, a presente dissertação problematiza especificamente a música brasileira popular como ferramenta na formação dos discentes do curso de Bacharelado em trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O trabalho tem como objetivo geral verificar a inserção da música brasileira popular no curso de bacharelado em trompa e apontar as perspectivas e direcionamentos dessas práticas. A metodologia contemplou pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário, entrevista com os alunos e o professor de trompa da instituição estudada, bem como experiências empíricas a partir da atuação do docente estudado. Nesse contexto foi possível observar que a música brasileira popular é trabalhada de maneira efetiva, sendo os aspectos técnicointerpretativos desse tipo de repertório contemplados a partir de materiais adaptados de outros instrumentos, contando ainda com a vivência do professor entrevistado e com o auxilio de métodos para trompa com a linguagem da música brasileira, que dão suporte a essas práticas. A partir das informações coletadas foi possível concluir que essa abordagem é uma possibilidade de expandir o leque interpretativo, técnico e formativo do aluno.