Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Nascimento, Ângela Maria Bezerra do |
Orientador(a): |
Holanda, Joana Cunha de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43749
|
Resumo: |
Este trabalho apresenta uma preparação para a interpretação dos Quatro Sonetos em Língua Portuguesa (2018) para Canto e Piano de Danilo Guanais (1965). Para tal, situa a obra no contexto da produção do compositor e de sua afinidade com o Movimento Armorial (Nóbrega, 2000). A etapa do estudo literário dos poemas apoia-se nos estudos de Berardinelli (2020), Cabral; Guaranha (2015), Lima (2007), Flores (2014) e Deífilo (1983). As relações entre texto e música alicerçam a construção da interpretação com o aporte de Stein e Spillman (1996) e La Rue (1989) à luz da estética dos Quatro Sonetos em Língua Portuguesa (2018). |