O Caldeirão dos esquecidos de Danilo Guanais: gênese e interpretação de uma obra para violino solo em estilo Armorial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Holschuh, Mariana de Moraes
Orientador(a): Queiroz, Rucker Bezerra de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24899
Resumo: Este Trabalho apresenta uma pesquisa artística sobre a interpretação de O Caldeirão dos esquecidos para violino só de Danilo Guanais, em estilo Armorial; investiga, também, a interação compositor-intérprete durante sua composição e preparação para a performance. Para isto, foram utilizadas ferramentas metodológicas como revisão bibliográfica e fonográfica, reuniões, entrevista e análise da partitura final, visando à performance. Desta Pesquisa resultaram: uma proposta interpretativa construída em contato direto com o compositor - que pode servir como primeiro parâmetro para o início de uma tradição de interpretação; uma edição da partitura com dedilhados e arcadas; e a estreia da Peça com registro audiovisual. A análise dos dados sobre a interação compositor-intérprete permitiu concluir que o processo colaborativo foi benéfico para ambas as partes: por um lado, houve melhoria na escrita da Obra, que se tornou mais idiomática; por outro, o contato direto com o compositor trouxe importante contribuição à construção da proposta interpretativa. A revisão bibliográfica, a análise da partitura e a entrevista possibilitaram estabelecer que Danilo Guanais utiliza a estética Armorial de maneira pessoal, aliando-a a técnicas contemporâneas de composição, com frequente combinação de modalismo, tonalismo e serialismo.