Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Lima, Kassandra Merielli Lopes |
Orientador(a): |
Lacerda, Juciano de Sousa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58233
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Resumo: |
É com o objetivo de identificar as características das narrativas midiáticas construídas por influenciadoras digitais em Natal (RN), no Instagram Stories, que essa pesquisa de tese caminha. Partindo dos conceitos de narrativa (Aristóteles, 2008; Barthes, 2011; Ricoeur, 1984, 1991, 1994, 1995, 1999) para tensionar sobre uma narrativa midiática (Silverstone, 2011; Motta, 2004, 2012, 2013; Barbosa, 2017), abordagens que se encontram e completam a pesquisa teórica que ainda recorre aos temas da midiatização (Sodré, 2002, 2014, 2021; Hjarvard, 2015; Hepp, 2014; Couldry; Hepp, 2020), exposição do eu (Sibilia, 2016) e influência digital (Abidin; Karhawi, 2021; Karhawi, 2016, 2018, 2020). A pesquisa empírica, em completude à teórica, fia-se em uma inspiração etnográfica (Fragoso; Recuero; Amaral, 2011), por meio das técnicas de coleta de dados da observação direta e do diário de campo. Após um acompanhamento de três anos dos perfis analisados (2021, 2022 e 2023) construímos uma amostragem de 904 Stories, de sete dias (17/12/2021, 10/02/2022, 05/09/2023 a 09/09/2023). Para realizar a leitura do material coletado empregamos a Análise Pragmática da Narrativa de Motta (2013), dividida em sete movimentos narrativos, dos quais cinco nos foram base para a aplicação da Teoria e Análise narrativa do autor (2013) para a elaboração de nosso método analítico, capaz de ser replicável em outras pesquisas semelhantes. Como resultados temos: 1) A construção de práticas de narrativas midiáticas estratificadas no Instagram Stories, organizadas em Estratos de Intimidade, Estratos de Publicidade e Reposts; 2) A constituição teórica de “Personagens de si” pelo grupo analisado; E, por fim, 3) O conflito dramático da Influência Digital. O Instagram Stories pode, portanto, ser compreendido como um dispositivo contemporâneo de práticas de narrativas midiáticas. |