Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Barros, Laura Santos de |
Orientador(a): |
Primo, Alessandra Teixeira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/163738
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Resumo: |
Esta dissertação tem como objetivo compreender como se dá a construção e o consumo de narrativas efêmeras do cotidiano nas Histórias do Snapchat e Instagram. São levantos no referencial teórico aspectos técnicos de ambos serviços de rede social, principais propriedades, assim como seus usos e apropriações. Em um segundo momento, são trazidas questões pertinentes à esfera do cotidiano, como sua constituição e a relação do sujeito com o mundo. A seguir, tem-se a construção e a recepção de narrativas, que inclui uma breve abordagem das narrativas de si e da construção identitária na internet. A investigação empírica é desencadeada por meio de entrevistas semiestruturadas, em que, através da técnica da bola de neve, foram identificados e selecionados dez sujeitos que fazem uso intenso das Histórias. A partir da análise dos dados, evidencia-se cinco características básicas que permeiam toda a construção e o consumo de narrativas nas Histórias: o caráter cotidiano, a efemeridade, o aspecto imagético, o caráter dialógico e o entretenimento. Em termos gerais, processo de construção e consumo de narrativas nas Histórias tanto do Snapchat e do Instagram se dá em uma relação entrelaçada com a esfera cotidiana. Em função dessa relação e das características citadas, detectou-se um tensionamento entre o apelo à espontaneidade e a constante gestão de narrativas nas Histórias. |