Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Gomes, John Fidja Ferreira |
Orientador(a): |
Silva, Alexandre Reche e |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27768
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Resumo: |
Este trabalho investiga possibilidades de aplicação de características da bateria para a composição musical. Realiza o mapeamento de peculiaridades idiomáticas da bateria, conforme Hemsworth (2016), Berendt; Huesmann (2014) e Thigpen (1999). Destaca autores que abordam o idiomatismo sob o ponto de vista da composição musical, como Silva e Porto (2018), Hollenbeck (2009), Tullio (2005) e Vasconcelos (2002). Propõe um modelo de transferência do idioma da bateria para o processo de composição, fundamentado em Al-Fedaghi (2012a, 2012b), Smith (2009), Barreto (2005) e Shannon; Weaver (1964). Apresenta os memoriais de 3 composições autorais, Octopus I, Em Ações e Octopus II, utilizando para isso o modelo de Silva (2007, 2010) para acompanhamento do processo composicional. Relata a aplicação da técnica da transferência idiomática, com base na analogia de peças de um kit de bateria e as vozes de uma textura musical. Por fim, elenca possibilidades para desdobramentos futuros desta pesquisa. |