A jornada de um compositor: do bottom-up ao top-down

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Castro, José Welligton Sousa de
Orientador(a): Silva, Alexandre Reche e
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28564
Resumo: Apresenta o desenvolvimento da prática compositiva do autor na forma de memoriais de composição. O objetivo principal é relatar o deslocamento do fazer criativo do autor, que era mais voltado à manipulação de materiais por meio de técnicas, para uma abordagem com foco em metas e princípios compositivos. Apresenta uma fundamentação teórica organizada segundo as instâncias do modelo de acompanhamento do processo composicional proposto por Silva (2010a), listando Metas, Princípios, Materiais e Técnicas que congregam elementos gerais utilizados nas composições aqui apresentadas. Apresenta os memoriais das obras Uirapuru, para quinteto de flautas-doce, Algoritmico, para quinteto de metais, Hircus, para quinteto de cellos, Tapioca, para quinteto de metais, Momentos Eternos, para grupo misto, Mandioca, para trio de sopros e Autóctones, para saxofone solo. Os memoriais das obras foram confeccionados com base no Modelo de Silva (2010a), listando as instâncias do modelo como seções que descrevem o percurso criativo de cada obra e, por fim, comentário conclusivos sobre cada composição.