Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Pierre Keyth Rodrigues |
Orientador(a): |
Araújo, José Savio Oliveira de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49788
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Resumo: |
Esta dissertação é motivada pelo estudo de Cenografia de Teatro no Brasil, ressaltando a importância de criar uma cultura do acervo e documentação e demais registros da profissão de Indumentarista. Alguns aspectos como as origens do artista e as referências que marcaram suas produções são abordados nesta pesquisa, buscando reunir conhecimentos necessários que se cruzam e reflete no processo criativo, inspiração e produção nas indumentárias do João Marcelino que vem contribuindo com essa área desde o início dos anos 80, já são mais de quatro décadas como artista, desenvolvendo um estilo que se caracteriza como sua assinatura. Ao longo desta pesquisa pode-se ver como as influências imagéticas e práticas de formação pessoal autodidata, assim como os cursos de formação tradicionais podem transformar a percepção de um indivíduo. Em sua arte alguns elementos ganham destaques como a modelagem, os artigos têxteis e o estudo de ergonomia e antropometria, normalmente usados na moda, mas que nas indumentárias do Marcelino, elas se manifestam de forma orgânica, também é possível perceber a partir desse estudo como a indumentária neste caso assume uma linguagem, um discurso. |