Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Lima, Amanda Pachito de Amorim |
Orientador(a): |
Silva, Hebe Alves da |
Banca de defesa: |
Rangel, Sonia Lucia,
Araújo, José Sávio Oliveira de |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34314
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Resumo: |
Este estudo visa reunir e discutir possíveis fundamentos de trabalho para um atuante que, para além de seu desempenho, almeja ser também o criador da cenografia de sua cena. Em vista de uma tendência manifesta atualmente rumo à diluição de fronteiras entre diferentes funções do processo criativo, bem como da demanda de integração entre diferentes campos da criação, esta dissertação foi construída como uma “caixa de ferramentas”, um convite ao ator contemporâneo que se interessa em repensar seus campos de atuação nas artes do espetáculo; mais especificamente, na exploração da criação cenográfica. Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de estudos teóricos, organizados em função de três pilares principais de abordagem: conceitos técnico-artísticos da composição cenográfica; o ator como habitante e criador do/no espaço; e procedimentos de criação cênica que associam o desempenho do ator e a cenografia. Para tanto, a pesquisa se orienta pela pergunta geral: Quais seriam possíveis fundamentos e caminhos para o trabalho de um ator que também cria a cenografia? O estudo tem enfoque sobre um tipo de cenografia dotada de materialidades e volumetrias; e se ancora em autores como Maurice Merleau-Ponty, Fayga Ostrower, Pamela Howard e Cassandre Chatonnier para elucidar as relações criativas estabelecidas entre o espaço e o ator como seu habitante criador. Para refletir acerca de possíveis caminhos para o trabalho desse artista ambivalente, foram reunidos quatro procedimentos de criação cênica com potencial para fomentar esse trabalho criativo interseccional, bem como para trazer a uma eventual prática os fundamentos teóricos discutidos na pesquisa. As elaborações deste estudo convergem para considerações acerca da do caráter fundamental do fenômeno da percepção para a criação e habitação efetiva dos espaços; do caráter enriquecedor que a retroalimentação entre as diferentes modalidades da criação cênica exerce tanto nos produtos criativos quanto na própria experiência. É evidenciado o argumento que pensar criativamente os espaços já é, de certa forma, parte do trabalho convencional do atuante, restando-lhe desenvolver certas habilidades e consciência concernentes aos espaços, suas formas estéticas e semantizações. A pesquisa converge, portanto, para constatações de que as relações e afetos estabelecidos entre espaços e seus habitantes se constituem como fundamentos de base do desenvolvimento da cenografia e do desempenho, de modo que seu trabalho conscientemente concomitante e retroalimentativo tem potencial para enriquecer ambos os campos artísticos, bem como de afetar os modos de encarar e organizar o fazer teatral como um todo. |