Proposta de construção da performance da obra "Milindô" para trompa e piano, do compositor Liduino Pitombeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Maria da Conceição
Orientador(a): Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33372
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades e estratégias para o preparo da peça Milindô (2019) para trompa e piano do compositor Liduino Pitombeira (1962), diante das dificuldades técnicas, interpretativas e suas características. Ao adentrar no universo criativo de Pitombeira e da pesquisa em música a autora do presente trabalho recebeu uma obra dedicada pelo compositor, que se transformou no objeto de estudo desta pesquisa. Na realização desse trabalho utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com ênfase na pesquisa bibliográfica, documental e a realização de entrevista com o autor da obra. Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música bem como suas subáreas e a pesquisa em trompa. Para a preparação da performance de Milindô, foram abordados os seguintes elementos musicais, visando o desenvolvimento da técnica da trompa: sonoridade, flexibilidade, articulação e afinação. Como resultado final da pesquisa, constatouse que através desses fundamentos foi possível criar uma rotina com estudos que servirá de proposta para trompistas que desejem estudar Milindô.