A construção da performance da obra Fantasia Sul América para Trompa solo de Claudio Santoro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Weslei Leônidas da
Orientador(a): Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49067
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre estratégias para o preparo da peça Fantasia Sul América para Trompa solo (1983), do compositor Claudio Franco de Sá Santoro (1919-1989), diante dos desafios técnico-interpretativos e suas características. Na realização deste trabalho, utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com ênfase na pesquisa bibliográfica e documental, cujas informações coletadas foram agrupadas e analisadas. Para a fundamentação teórica, tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música, mais especificamente na subárea da performance musical – trompa, focando em definições relacionadas a fundamentos técnicointerpretativos que contribuíram para o aprendizado e desenvolvimento da performance da obra. Foram abordados os seguintes aspectos no aprendizado da Fantasia Sul América: aspectos interpretativos elencados a partir da literatura sobre composições de Claudio Santoro; sonoridade; flexibilidade; articulação; tessitura e resistência. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através desses fundamentos foi possível criar uma rotina com estudos que é apresentada como uma proposta para trompistas que desejem estudar a Fantasia Sul América para Trompa solo e construir a performance da obra.