Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Lopes Filho, Artur Rodrigo Itaqui |
Orientador(a): |
Lopes, Aristeu Elisandro Machado |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13676
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Resumo: |
Tendo como base a cultura pop enquanto representação universal do entendimento humano, o qual decorre de um processo de interpretação alimentado pelo imaginário contextual do seu tempo, a presente tese tem por objetivo demonstrar como a cultura pop estadunidense da década de 1980 reagiu ao cenário político/cultural da Guerra Fria, reproduzindo paradigmas que concatenavam com as tensões de um conservadorismo reativo, que marcou o governo de Ronald Reagan, a partir da análise da primeira temporada da série Macgyver (1985-1986); da graphic novel Watchmen (1986-1987) e dos três filmes da série Rambo (produzidos, respectivamente, nos anos de 1982, 1985 e 1988). |