Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Miranda, Rafael Tadeu |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21022019-151121/
|
Resumo: |
O trabalho é um estudo sobre processos cênicos que partiram de obras da cultura pop, ocorridos entre os anos de 2016 a 2017 na cidade de São Paulo, nos quais o autor da pesquisa esteve presente. O intuito foi o de pensar pedagogicamente o uso de histórias em quadrinhos, videoclipes e canções como materiais de criação cênica com jovens e adolescentes. O desenvolvimento e observação destes processos, somado à pesquisa de teóricos que se debruçaram sobre os temas cultura pop e indústria cultural (como Teixeira Coelho, Douglas Kellner, Umberto Eco, entre outros) trouxeram à tona reflexões sobre o conceito de pop, sua apropriação de temas atuais - principalmente os que dizem respeito a movimentos sociais - e a sua presença dentro de um público jovem. Essas reflexões são aqui chamadas de \"diálogos\", nos quais a busca de uma relação com a cultura pop não passa por um olhar pejorativo ou maniqueísta. A trajetória trouxe como frutos, entre novas reflexões, a criação de dois espetáculos: - Tebaida(2017), uma transposição da linguagem dos quadrinhos para a cena , oriunda de um processo sob minha orientação, ocorrido no Programa Vocacional da Prefeitura de São Paulo; - PLAYLIST 43:04 (2018), uma coreografia de dança contemporânea, ganhadora do 22º. Festival da Cultura Inglesa, sobre a influência da cultura pop no cotidiano dos jovens urbanos. |