“No one stays the same”: construção de personas como estratégia de reinvenção artística na música Pop

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Berbereia, Tatyane Larrubia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21624
Resumo: Esta pesquisa busca entender, dentro do contexto da música pop, como artistas do gênero reconfiguram sua imagem utilizando a construção de personas como estratégia. Além disso, propõe-se também uma discussão acerca do uso do termo “era” para determinar a construção de um ciclo de vida (quase sempre com início, meio e fim) dessas personas. Amparada pela teoria ator-rede e pelos estudos de performance, cultura e música pop, a pesquisa será ilustrada com o caso da artista Miley Cyrus. Miley Cyrus começou sua carreira na Disney - empresa de entretenimento infanto-juvenil - e, é reconhecida pela mídia como a “camaleoa do pop atual”, por introduzir diferentes personas quando deseja se reinventar artisticamente. Foram selecionadas três “eras” da artista que foram categorizadas através de quatro eixos (Narrativa, Estética, Sonoridade e Corporeidade) para analisar cada ciclo selecionado. Dessa forma, este estudo busca entender a construção de personas como um fenômeno recorrente no contexto da cultura pop atual e, assim, a partir da análise do caso de Miley Cyrus identificar elementos e estratégias que configuram esse fenômeno e que também podem ser adotadas por outros artistas desse segmento.