Arquitetura Moderna em Pelotas, 1950- 1980.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Montagner, Beatriz Cauduro
Orientador(a): Gonsales, Célia Helena Castro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5205
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo de parte da arquitetura moderna de Pelotas. Com o recorte temporal compreendido entre os anos de 1950 até 1980, o trabalho foi desenvolvido com base em duas categorias - “Edifícios em altura” e “Edifícios Institucionais (e outras obras especiais) ” – e a partir delas foram desenvolvidas as análises arquitetônicas, individuais e análise geral. Este trabalho foi dividido em três momentos distintos: um teórico, um histórico, e um analítico. O primeiro,“Referenciais”, dividido entre referencial estilístico e referencial conceitual, busca estabelecer os conceitos e temas teóricos fundamentais à elaboração da pesquisa. O segundo momento “Antecedentes”, tem como objetivo a contextualização de Pelotas dentro de um cenário mundial, remetendo a movimentos anteriores a arquitetura moderna foco deste trabalho. Por fim, o terceiro momento, desenvolvido no terceiro capítulo, aborda a análise arquitetônica das obras selecionadas. A partir desse estudo, procurou-se identificar e contextualizar as características da identidade moderna dos bens analisados, fazendo sempre que possível uma relação com a arquitetura moderna carioca de vertente “corbusiana”, arquitetura paulista e arquitetura de Mies van der Rohe – de suas obras realizadas nos Estados Unidos. Por fim, foi possível constatar que a arquitetura moderna realizada na cidade de Pelotas, que inicia-se nos anos cinquenta com influência da arquitetura carioca de procedência “corbusiana”, adequa-se aos condicionantes locais, resultando em uma arquitetura com caráter mais “conservador, reservado, tímido” se comparado aos parentes cariocas.