Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Coimbra, Juliano Moreira |
Orientador(a): |
Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Departamento: |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5246
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Resumo: |
Desde os anos 60, no plano internacional, o Movimento Moderno passou a ser criticado. Produziram-se alternativas e experimentações, algumas delas reunidas sob o rótulo de arquitetura pós-moderna. No entanto, somente a partir de 1985 pode-se falar em uma arquitetura próxima da condição pós-moderna produzida em Pelotas-RS. Realizou-se um levantamento na área central da cidade em busca de características formais nas fachadas dos edifícios que se assemelhassem, por sua estilística, aos exemplos das principais tendências pós-modernas, segundo a crítica internacional das décadas precedentes. Estudou-se, ainda, a assimilação brasileira da revisão do Modernismo, com destaque aos anos 80, quando ocorreu uma maior abertura às discussões e polêmicas internacionais no campo da arquitetura. Para a análise em Pelotas, elegeram-se seis temas arquitetônicos, retirados da revisão de literatura do pós-moderno: pluralismo, simbolismo, contextualismo, historicismo, racionalismo e tecnicismo. Com esses temas, elaborou-se uma análise estilística de quarenta e oito edifícios, nos quais se constatou aproximações com temas de arquitetura já experimentados em exemplos consagrados do pós-moderno. A amostra levantada não coincide temporalmente com a produção das referências pós-modernas, consagradas pela crítica, em seus países de origem, principalmente da Europa Ocidental e Estados Unidos. O estudo realizado permite inferir que a arquitetura que se manifestou em Pelotas foi uma adaptação local de um fenômeno internacional. |