Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Cabral, Helen Gularte |
Orientador(a): |
Gutierrez, Ester Judite Bendjouya |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Departamento: |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5164
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Resumo: |
Durante o século XIX, transformações na Europa provocaram grande fluxo migratório para o Novo Mundo, principalmente após a segunda metade do século, ocasionando o crescimento demográfico e a expansão das cidades. Por volta de 1860, a área urbana da cidade de Pelotas estava em desenvolvimento devido aos recursos obtidos através da produção do charque, os quais eram aplicados na construção de edifícios. Foi nesse período que Marcucci, personagem importante na história da construção da cidade, juntamente com outros profissionais imigrantes, chegou a Pelotas. Eles projetaram e executaram diversas obras, públicas e privadas, tais como hospitais, capelas, clubes, prefeituras e moradias. Apesar de trabalhar em obras públicas, Marcucci se destacou na produção de projetos residenciais. Este trabalho teve por objetivo evidenciar o aporte do italiano Marcucci na cidade, apresentando similitudes e diferenças entre sua arquitetura e a produzida no seu país de origem – a Itália –, no Brasil e em países vizinhos, como a Argentina e o Uruguai. Para isso, foram pesquisados livros, manuais, revistas e imagens que representassem a arquitetura elaborada durante o século XIX nesses locais. Através de uma análise baseada nos princípios de Argan, que consideravam a distribuição em planta, a técnica construtiva e os elementos decorativos, foram escolhidas obras que representassem a linguagem arquitetônica do período para comparar às de Marcucci, desvendando, assim, a mais forte influência arquitetônica na produção do construtor. Este estudo provou que não seria possível descobrir exatamente de onde veio a inspiração para cada elemento de sua produção, porém, foi possível identificar as arquiteturas montevideana, bonaerense e italiana como as principais influenciadoras de sua arquitetura. |